Quiosque shopping

Display Acrilico a4Display Acrilico a4Display Acrilico a4
Estas imagens foram obtidas de bancos de imagens públicas e disponível livremente na internet

QUIOSQUE PARA SHOPPING: SAIBA MAIS SOBRE O EMPREENDIMENTO

Conseguir abrir o próprio negócio é um objetivo que costuma ser comum entre as pessoas. Ter suas normas e horários para trabalhar e ser o seu próprio chefe são alguns dos benefícios que ter um negócio próprio pode promover.

No entanto, é importante ter consciência de que ser dono de um negócio, independente da área de atuação, traz diversas responsabilidades, pois é de extrema importância que se tenha responsabilidade, planejamento e foco para que a empresa consiga alcançar os objetivos planejados.

Colocar o comércio em um Shopping center é uma ótima ideia de investimento para comerciantes e empreendedores, visto que os shoppings possuem uma grande quantidade de fluxo de pessoas circulando, de forma constante, entre os corredores e lojas. Os quiosques nos shoppings são boas opções para quem deseja entrar neste local de comércio mas que não possui capital necessário para investir em uma loja física.

Uma das decisões mais importantes do início do processo de abertura de um quiosque para shopping trata-se do ramo de atuação. A união entre ser um comércio que os consumidores gostam e precisam, e ser uma área em que o empreendedor tenha aptidão costuma ter bons resultados. Existem opções de quiosques que agradam a todos os públicos, indo desde a área alimentícia, como doces e sorvetes, quiosques de acessórios como bijuterias, óculos de sol, relógios, maquiagens, brinquedos, até livros e revistas.

Apesar de existirem opções do ramo, quiosques de roupas que precisam ser provadas não costumam ser muito comuns, pois estes espaços, num geral, não contam com área de provadores disponíveis ao público. Entre as vestimentas que geralmente são comercializadas em quiosques estão blusas no modelo de t-shirt, que costumam ter seus tamanhos mais padronizados.

Muito além dos shopping centers, os quiosques de produtos e serviços podem ser encontrados em outros locais. O que colabora na existência dos quiosques é o alto fluxo de pessoas pois, se existem pessoas circulando, também existem possíveis clientes compradores. Alguns pontos que são boas opções para abrir o seu quiosque, além de Shoppings centers, são:

  • Supermercados;
  • Aeroportos;
  • Rodoviárias;
  • Estações de metrô;
  • Postos de gasolina;
  • Eventos;
  • Praias.

BENEFÍCIOS DO QUIOSQUE PARA SHOPPING

Abrir um quiosque para shopping é uma boa opção pois o investimento é menor se comparado à uma loja no mesmo local, o que oferece menos riscos para quem está investindo. O tempo de montagem de um quiosque para shopping também é menor do que uma loja, assim como seus custos de manutenção. Além disso, estar presente com o seu negócio dentro de um Shopping é mais seguro do que na rua e esse fato acaba permitindo que o horário de funcionamento seja prolongado. Lojas de rua geralmente implicam na contratação de seguranças privados e acabam tendo seu horário de funcionamento reduzido se comparado àquelas alocadas em shoppings centers.

Como está localizado, na grande maioria das vezes, onde existe grande movimentação de pessoas (como nos meios dos corredores), os quiosques para shoppings chamam atenção e, portanto, são lucrativos. Sua localização também facilita na aproximação de clientes, pois estes não precisam, de fato, entrar na loja. Basta estar passando pelo corredor que a possibilidade de compra já se torna uma possibilidade. As lojas podem intimidar os clientes, pois estes precisam entrar em seus ambientes para verem os produtos. Os quiosques vão na contramão dessa possibilidade, pois eles já fazem parte do trajeto que as pessoas estão realizando durante o passeio no Shopping, eles fazem com que as pessoas se aproximem de forma espontânea dos produtos.

O quiosque para shopping também pode servir de experiência prévia para quem deseja abrir, realmente, uma loja. Para não arriscar altos investimentos logo de início, é possível abrir um pequeno comércio a fim de estar o ramo do empreendimento e a aceitação do público.

Além disso, empreender com quiosque fornece uma grande possibilidade de personalização, ou seja, é possível que o empreendedor fabrique seu espaço de forma cem por cento personalizada, escolhendo desde o tipo de tablado até os balcões e detalhes menores. Isso colabora na melhor disposição e exposição dos produtos que ali serão comercializados e, portanto, nas taxas de venda do comércio.

Outros benefícios de abrir um quiosque para shopping são: capacidade de mobilidade do ponto, mais proximidade com os clientes, mais faturamento por m², equipe de funcionários relativamente reduzida, menor investimento de montagem, e contratos que costumam ser mais curtos, o que facilita caso exista necessidade em cessar as atividades em caso de insucessos.

QUANTO CUSTA UM QUIOSQUE PARA SHOPPING?

Não é possível mensurar valores exatos para o empreendimento. O valor que terá que ser disponibilizado pelo empreendedor que deseja abrir um negócio do tipo é variável em relação ao shopping escolhido e a localização do quiosque, bem como o tamanho do empreendimento e outros aspectos como decoração, dimensão do estoque e número de funcionários. Existem empresas de consultorias que são direcionadas para cotar este tipo de serviço, por isso, indica-se buscar profissionais para ajudar no processo de decisão.

FUNCIONAMENTO DO QUIOSQUE

Assim como em uma loja convencional, os cuidados que um quiosque demandam também estão acerca da organização constante dos produtos, limpeza, estoque organizado, bom atendimento e relacionamento com os clientes, gestão financeira constante e controle de fluxo de caixa. A diferença do quiosque para uma loja está apenas no tamanho do empreendimento e do estoque, bem como na variedade de produtos, que costuma ser menor nos quiosques.

COMO ABRIR UM QUIOSQUE?

É possível abrir um quiosque para shopping de marca própria ou relacionado à alguma franquia. O valor inicial do investimento costuma ser baixo, mas também costuma ser variável, pois leva em conta diversos aspectos como: qual o tipo de projeto, a criação da marca, como será a execução do quiosque em si, como e onde serão realizadas as compras dos equipamentos necessários e quais os materiais e produtos serão utilizados no projeto.

As etapas que costumam estar presentes neste processo de desenvolvimento do negócio são:

1) Decisão e apresentação do projeto

Após estudar as possibilidades do mercado e decidir qual a área de atuação e a marca (ou as marcas) que será empreendida no negócio, é necessário que o empreendedor informe-se sobre as exigências e normas do shopping em que será alocado o comércio. As categorias que costumam fazer mais sucesso em relação à quiosque para shopping são as de alimentação, acessórios, cosméticos e perfumarias.

Num geral, as normas costumam ser variáveis de um Shopping para o outro, mas algumas delas são comuns, como a existência de um projeto elaborado por um arquiteto. O documento, além de possuir especificações técnicas sobre o quiosque para shopping, também deve conter informações como as atividades que existirão no empreendimento, e quais as possíveis vantagens que ele oferecerá para o Shopping em si. Todas essas informações visam provar concretamente que o negócio se trata de algo interessante e que trará bons rendimentos.

Caso a escolha tenha sido abrir uma franquia, é normal que a marca já disponibilize o projeto pronto para o franqueado, que terá o trabalho de apenas apresentá-lo à direção responsável pelo shopping.

Algumas das especificações que costumam estar no projeto são:

  • Construir o quiosque sobre tablado, não no piso do Shopping;
  • Respeitar os limites de altura máxima e de balcões dos quiosques de acordo com as normas do Shopping;
  • Verificar as necessidades de equipamentos de segurança em relação aos tipos de produtos comercializados;
  • Não ocupar mais de 60% da área dos balcões com a exposição de produtos.

2) Aprovação do shopping

A equipe responsável por esta área de negociação analisará o projeto entregue, visando compreender se tratá bons lucros e se o projeto é viável para o Shopping. Os especialistas analisam se o público que ali transita possui interesse em consumir os produtos ou serviços que ali serão comercializados. Como se trata de um comércio, este é o ponto principal para que o projeto seja aprovado. Se os consumidores demonstram interesse naquilo que está sendo oferecido, com certeza trata-se de uma boa oportunidade para o Shopping e também para o empreendedor do negócio.

Após essa análise, um novo projeto é solicitado, dessa vez com algumas informações adicionais, como os valores que o orçamento possui. A direção do shopping também fornece novas informações como os pontos que estão disponíveis no prédio, além do valores de mensalidades e se existem determinadas características da arquitetura do local que precisam ser preservadas.

Caso seja avaliado e tudo seja aprovado, o contrato de locação pode ser assinado e o negócio pode começar a ser construído. Assim como em outras situações que envolvem contratos, é necessário ler atentamente todas as cláusulas para informar-se sobre todas as imposições feitas, evitando multas ou outros problemas futuros. Além disso, é importante seguir à risca as descrições realizadas no projeto.

3) Construção do projeto

Caso a escolha tenha sido uma franquia, a marca disponibilizará todos os recursos e contatos necessários para que a construção do quiosque para shopping seja realizada. Se for uma marca própria, o empreendedor deve iniciar o desenvolvimento do projeto junto com a empresa de consultoria que contatou, bem como o arquiteto ou outros profissionais envolvidos no projeto a ser desenvolvido.

DICAS PARA EMPREENDER O SEU QUIOSQUE

1) Localização

Pense e pesquise bem sobre o local em que irá posicionar o seu estabelecimento.

A administração do shopping disponibilizará o mapa com os locais disponíveis para alocar o seu quiosque para shopping. Analise quais os corredores que costumam possuir mais movimentação e se o público que costuma passar por ali poderá ter interesse nos seus produtos. Outro ponto que deve ser analisado é quais os outros comércios que existem nas imediações de onde se pretende construir o seu quiosque. Se o empreendimento for relacionado com alimentação, por exemplo, pode ser mais interessante escolher um local na praça de alimentação. Caso sejam produtos e acessórios para celulares, pode ser viável colocar o quiosque para shopping próximo de lojas que comercializem aparelhos, por exemplo.

2) Use bem os espaços e a estrutura

Pense sobre as estratégias de disposição dos produtos, afinal, diferentemente das lojas, o quiosque para shopping possui quatro vitrines. Como está localizado nos corredores dos shoppings, os quiosques têm muito mais potencial de visibilidade com as pessoas que estão circulando e, portanto, podem oferecer muito mais oportunidades de vendas. Utilize isso à seu favor!

3) Atenção ao atendimento

Como a movimentação de pessoas circulando é maior, é provável que a quantidade de clientes que se interessem e notem seus produtos também seja maior. É importante que os vendedores consigam converter as pessoas que estão apenas "dando uma olhada" em clientes que acabam realizando a compra do que está sendo vendido ali. Por isso, treine seus funcionários para que saibam abordar, de forma respeitosa mas impactante, os indivíduos que ali passam, de forma que eles tenham interesse em parar para conferir os produtos ou serviços que são comercializados em seu quiosque para shopping.

É necessário impactar os indivíduos que estão ali transitando, sem ser invasivo, mas, sim, incisivo na quantidade exata para que o cliente passe a desejar o que está sendo vendido.

4) TENHA ESTRATÉGIAS DE VENDAS

Um ponto importante a ser considerado sobre o quiosque é ter extremo cuidado para que o ponto não acabe se tornando um local que passe despercebido pelo público ou um lugar onde as pessoas param para pedir informações. Para evitar que essas situações aconteçam, o empreendedor deve criar estratégias diversas para chamar a atenção dos clientes para os seus produtos ou serviços disponibilizados, compreendendo quando deve continuá-las e quais os melhores momentos para desenvolver novas formas de comercializar seus produtos.

FACILIDADE DAS FRANQUIAS

Caso o investidor não queira iniciar o empreendimento "do zero", ou seja, iniciar a ideia do projeto de quiosque para shopping desde o início, desenvolvendo cada detalhe, uma ótima opção é escolher as diversas opções de franquias que estão disponíveis no mercado.

O investimento em franquias de quiosques ocupa segundo lugar no país, ficando atrás apenas das lojas físicas. Existem vários pontos positivos relativos às franquias, entre eles o fato de que a marca fornece um plano de negócio devidamente estruturado para o franqueado e suporte durante todo o processo, além de geralmente se tratar de marcas já conhecidas no mercado, o que facilita para a venda dos produtos e serviços.


produtos e serviços relacionados

Regiões onde a Expo Marca Display atende Quiosque shopping:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Expo Marca Display atende Quiosque shopping:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe